5 VÍDEOS QUE FARÃO VOCÊ ENTENDER DE VEZ QUE COTAS RACIAIS NÃO SÃO PRIVILÉGIO!

fev 01, 2016
Yananda Lima
227 Flares Twitter 0 Facebook 227 LinkedIn 0 Filament.io 227 Flares ×

Por: Isadora Novais

No dia 18 de janeiro, o resultado do Sistema de Seleção Unificada (SISU) do primeiro semestre de 2016 foi divulgado e, junto com ele, veio à histeria coletiva. Em meio as aprovações, as redes sociais foram bombardeadas por demonstrações de felicidade e frustração, além de reclamações e dúvidas. As cotas raciais e sociais mais uma vez entraram em pauta, acompanhadas de uma chuva de argumentos inválidos, repetitivos e racistas.

Para parte dos brasileiros, reconhecer sua posição de privilégio e entender a influência da história na sociedade atual é quase inadmissível. O discurso da meritocracia e democracia racial é reproduzido inúmeras vezes como uma faixa de música num disco arranhado (bem arranhado, diga-se de passagem), gerando enormes textos em redes sociais, indignação seletiva, e muitos dedos apontados aos candidatos aprovados através das cotas.

Compreendendo (ou tentando compreender) que a repercussão sobre essa questão trata-se de desinformação sobre o assunto, trouxemos 5 vídeos que farão você entender, refletir e parar de redizer que cotas raciais são privilégio.

1- Documentário “Raça Humana”

2- O Mito da democracia Racial no Brasil

3- 1 Negro em 100

4- Eu, cotista, vagabunda – Cotas Raciais

5- Cotas. Essa conversa não é sobre você

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup