Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Desabafo Social realiza primeira edição do #NaRoda no Instituto Mídia Étnica

Com a proposta de dialogar sobre a “Geração Tombamento”, o Desabafo Social promoveu um debate no Instituto Mídia Étnica, na tarde da última quinta-feira (12/01). Mediado pela comunicóloga Ítala Herta, e à frente, a ouvidora geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA), Vilma Reis, as estudantes Hellen Caroline e Laísa Gabriela de Sousa, a designer Diane Lima, o fotografo Aleff Bernardes e a integrante do Coletivo Ovelhas Negras, Carolina Neves.

Monique Evelle emocionada durante o #NaRoda

Monique Evelle, Diretora de Inspiração no Desabafo Social, não imaginava que o encontro de gerações fosse deixa-la tão emocionada.  “Estar entre nós é a melhor forma de renovar nossa luta.  Foi maravilhoso começar o ano com esta energia, ouvindo e vendo tantas referências no cenário baiano”.

Foram trazidas diversas questões, tais como: Emporamento através da estética, nas artes, na música, na escola, na periferia, trabalho e família, o negro na publicidade, representatividade do negro, genocídio do povo preto, LGBTFobia, racismo, machismo, a hipersexualização do corpo da mulher negra e do homem negro gay, entre outras pautas, além do compartilhamento de experiências entre os convidados e os jovens, educadores, artistas e empreendedores participantes do #NaRoda.

Para Vilma Reis, em uma sociedade racista, mulher negra tem de ter nome e sobrenome, senão, o racismo bota o nome que quiser. “Para a gente (negros) ser e botar o bicão na diagonal, a gente precisa de sustentação filosófica dos nossos. Você não vai para o enfrentamento se não tiver esse alimento”, afirmou.

IMG_0971

Vilma Reis, Laísa Gabriela, Aleff Bernardes, Carolina Neves e Hellen Caroline

Já o fotografo Aleff Bernardes, afirmou que o ódio do racismo trouxe seu empoderamento. Ele, que passou por diversas situações de preconceito na adolescência, falou o quanto é importante a representatividade para si e os demais. “Durante muito tempo frequentei vários espaços com essa representatividade e agora aqui eu posso passar tudo que aprendi nesses lugares”.

Um dos momentos mais emocionantes foi quando a fotografa Helen Mozão falou da sua experiência e o empoderamento na família, relatando situações de convivência com a mãe. Helen é uma das fotografas formadas pela Oi Kabum, projeto que tem ajudado a transformar a vida de centenas de jovens baianos e que atua em Salvador desde 2004.

A estudante de Jornalismo, Wynne Carvalho, participou do encontro com muito entusiasmo e comentou que essa foi uma experiência maravilhosa para ela. “Poder ver e aprender tanto com as diversas gerações de negr@s que lutam pelos nossos é sempre incrível. Nossa luta diária se fortalece por estarmos juntos e compartilhar com as pessoas que estavam ali foi muito enriquecedor. Espero ansiosamente pelos próximos debates e pretendo estar sempre presente para aprender com cada um.”, afirmou.

#NaRoda com o Desabafo Social – Geração Tombamento

O encontro durou uma hora a mais, indo até às 18h e finalizado com o depoimento de Carolina Neves, que trouxe situações de racismo sofridas ainda na infância, nos colégios particulares que estudou. Houve identificação entre os convidados e participantes, já que essa é uma realidade frequente entre milhares de jovens negros. O Desabafo Social já tem planos para o próximo #NaRoda e, em breve, divulgará mais informações. Fique ligado em nossas redes sociais!

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement