Sistema online facilita denúncias de violência em comunidades

dez 14, 2015
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

O Mapa Lagbaye Lyika é um novo sistema online que permite você e sua comunidade enviar denúncias de situações de violência, mapeando áreas de riscos para alertar as pessoas e organizações sociais. A ideia é tornar o cidadão parte da sociedade, dando mais transparência a atos contra os povos e comunidades tradicionais, com ênfase ao genocídio da juventude negra.

A ideia deste Mapa partiu do Mil Onilètó Alagbede, criador do projeto Família Black Panthers de Taekwondo, projeto sem fim lucrativo que desde 2008 tem acolhido jovens e crianças do bairro do João Paulo e entorno, na cidade de São Luiz do Maranhão. O projeto defende causas de Direitos dos Povos e Comunidades de Terreiros e Matrizes Africanas.

Alguma das categorias que mais tiveram denuncia foram: Situação de Conflitos – Povos e Comunidades Tradicionais; Juventude Cigana; Genocídio da Juventude Negra e Pobre e periférica; e Violação do Direito a Educação. Os locais com mais denúncias foram: Maranhão – com 159 denuncia; e a Bahia – com 21 denuncias.

A participação popular para este Sistema é extremamente importante, já que com relatos contendo mais detalhes ajudarão na segurança das pessoas. Seu relato para o Mapa Lagbaye Lyika pode ser enviado tanto por computador como por celular:

 

Computador

  1. Abra o link https://juventudeativa.crowdmap.com;
  2. Clique no botão (ao lado do banner) “Enviar Relato” (parte superior direita da tela);
  3. Preencha os campos com seu relato. Por favor seja eficiente  e objetivo! Lembre-se que a segurança das pessoas agora depende de você;
  4. Coloque o endereço correto e dê “zoom-in” para ter certeza que o ponto está no lugar certo. A precisão das informações no mapa é o muito importante nesta ferramenta, do contrário, pessoas podem sofrer danos ou perdas ou informações históricas podem ficarem incorretas;

 

Celular:

  1. Abra o app Ushahidi e espere ele sincronizar. A primeira vez deve demorar uns 3 minutos. Aguarde!;
  2. Clique no botão “+” do canto inferior direito para adicionar um novo mapa;
  3. Coloque um nome qualquer, tipo: Mapa de Risco (ou outro de sua preferência);
  4. Coloque a URL:https://juventudeativa.crowdmap.com;
  5. Ao abrir o mapa, você pode enviar seu relato clicando no ícone de câmera na parte inferior da tela, funciona de maneira semelhante ao famoso Instagram, mas você pode contribuir com foto, texto e vídeo.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup