Já que é pra tombar, democratizei!

out 16, 2015
Laura Almeida
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Democratização da mídia e mídias alternativas, foram os enfoques do pré-encontro de comunicação da Uneb – Universidade do Estado da Bahia, que ocorreu no dia 15/10, dando início a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação e ao Dia da Juventude Comunicativa (DIA C). A discussão que contou com a nossa potencializadora de redes Yananda Lima, Carlos Sabino da rádio Jota e do site Nosso Engenho, a jornalista Ivana Dorali  e Alex Hercog, da Vida Brasil e Intervozes, trouxeram o enfoque para as mídias alternativas no cenário de Salvador, Bahia.

AmKtKa-zURT9lm0dMxeoRceZU1yL8vBM9kTyC-ittD9l

Comunicador@s populares de Salvador/BA

As discussões sobre democratização da mídia, desde 2013, vem tomando visibilidade e vem escancarando o monopólio midiático que , movido por interesses políticos e econômicos, tem sido a grande barreira para o marco regulatório da mídia nacional. Partindo disso, as mídias livres se tornam potências nessa ampliação da liberdade de expressão, que dão vez aos movimentos sociais, comunidades e outros.

O Desabafo Social, como um exemplo de quilombo digital, trouxe questões como a importância do uso dos meios de comunicação como uma ferramenta de mudança social real, uma produção que realmente representa a realidade local das comunidades e a necessidade dessa desfragmentação e a luta pelo direito da comunicação. Como ferramenta inovadora, apresentamos o Vojo, tecnologia que permite a qualquer pessoas criar e atualizar blogs de áudio, foto e texto mesmo com aparelhos sem acesso à internet.

DIA C

O DIA “C” é o Dia Nacional da Juventude Comunicativa. Esta é uma iniciativa da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC, mas que qualquer pessoa, organização e movimento pode tomar para si essa campanha em favor do Direito Humano a Comunicação de Adolescentes e Jovens. O dia 17 de outubro – Dia Nacional da Democratização da Comunicação – passa a ser também o nosso dia e será marcado por atividades em várias cidades de todo o Brasil protagonizadas por adolescentes e jovens. Este ano vai acontecer em mais de 20 cidades do Brasil.

AGENDA DE OUTUBRO

4Em outubro nosso parceiro Instituto Mídia Étnica (IME) completa 10 anos de existência. E para comemorar, dia 21 de outrubro haverá diversas atividades na sede o IME e o Desabafo Social irá lançar o livro ¿Qué democracia para el siglo XXI?

No dia 22 de outubro estaremos na Universidade Salvador, da Avenida Paralela , realizando o debate sobre Democratização da Mídia das 07: 30 às 09:30. A partir das 10h, vamos trocar figurinhas com a turma de Publicidade e Marketing, sobre as estratégicas de Comunicação e Marketing Digital utilizadas pelo Desabafo Social.

Comentários

Comentários

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup