Sarandi e as conquistas da juventude

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Sarandi, uma pequena cidade no noroeste do Paraná, com uma população de um pouco mais de 100 mil habitantes, tinha uma fama não muito amigável. Esta cidade era conhecida com uma das piores do sul do Brasil para um jovem viver (ou tentar pelo menos), já que Sarandi amargava a 31ª posição no ranking nacional de assassinato de jovens Um grupo de jovens que percebeu este problema e com o apoio de uma pessoa muito conhecida na cidade por estimular a participação juvenil, criaram a USIR (Unidade Sarandiense pela Igualdade Racial).

A USIR ajudou a trazer para Sarandi um novo olhar, um olhar de esperança e de mudança, além disso, estes jovens conseguiram que fosse criado aqui na cidade o Conselho Municipal pela Igualdade Racial, a criação deste conselho trouxe para estes jovens uma motivação a mais e mostrou que tudo é possível quando se tem força de vontade.

Além da criação do conselho a USIR conseguiu uma aceitação e uma visibilidade muito grande tanto pelo próprio município, quanto por municípios vizinhos que buscam meios de articular com os jovens de suas cidades a criação de uma unidade baseada na USIR. Além deste grupo, Sarandi também tem alguns outros grupos que vem buscando mudanças para a cidade, um destes grupos é o OPA (Orçamento Participativo Adolescente) que tinha como objetivo dar um direcionamento mais correto ao dinheiro municipal, já que havia vários espaços de cultura, esporte e lazer que acabavam caindo em desuso, este grupo com um dinheiro conseguido através de arrecadação, trouxe para cidade uma peça teatral, já que os únicos grupos de teatro da cidade são “particular” e não tem nenhum vinculo com a prefeitura do município ou com a secretaria de cultura.

As conquistas que estes jovens conseguiram foram através de muito esforço e dedicação, e isso pode se dizer que é um reflexo da ação de vários movimentos sociais que enfrentam vários lutas e mesmo muitas vezes em desvantagem conseguem superar suas fraquezas e trazem consigo varias conquistas sociais que fortalece cada vez mais a participação social.

Comentários

Comentários

4 comentários em “Sarandi e as conquistas da juventude

  • 29 de agosto de 2015 em 14:31
    Permalink

    As conquistas DESSES ADOLESCENTES E JOVENS SARANDIENSES tem sido motivo de muito orgulho para todos os agentes que atuam na defesa e promoção dos direitos humanos na cidade.
    Além dessas conquistas relatadas (USIR e OPA), há de se destacar também a participação dessa juventude na Rede Pontes e ANA (Aliança Nacional de Adolescentes), que neste ano 2 adolescentes de Sarandi foram selecionados em edital nacional, dentre 40 adolescentes de todo o Brasil.

    Resposta
  • 29 de agosto de 2015 em 14:40
    Permalink

    Nós enquanto Entidade proponente e executora dos referidos projetos, USIR e OPA, e que atuamos anteriormente com o Projeto Aprendiz, nos sentimos EXTREMAMENTE ORGULHOSOS desses “meninos” e “meninas” sarandienses, pelos resultados que vêm alcançando, sendo que a grande maioria hoje está inserido no mercado de trabalho e mais ainda, cursando a universidade.
    A Entidade tem como meta a implantação de mais dois projetos, sendo: “Vereador Mirim da Comunidade” e “Falange Feminina Dandara”, e, um outro, voltado mais para o público das comunidades da periferia, ainda em estudo, de “Cinema Comunitário”.
    Em 19 de setembro de 2015, acontecerá o II ENCONTRO DE MANISFESTAÇÃO CULTURAL AFRO-BRASILEIRA, cujo tema será: “ANASTÁCIA: tiremos a mordaça para celebrar nosso cantar”, das 15:30 às 18:00 horas, no Salão Paroquial do Centro de Sarandi, em uma parceria com a Pastoral Afro-Brasileira de Sarandi.

    Resposta
  • 12 de março de 2017 em 19:16
    Permalink

    Isto deixa bem claro que com vontade e disposição de querer mudar uma situação nada favorável com esforço da comunidade tudo é possível estão de parabéns

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup