Desabafo Social entrevista integrante do Sistema Único de Assistência

jun 18, 2015
Elias Lourenço
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

Estão acontecendo este mês, em Alagoas , as Pré-Conferências de Assistência Social, espaços em que são apresentados de maneira dinâmica e de fácil entendimento o que são e para que servem as conferências, onde também há a elaboração de propostas para uma melhor efetividade da política de assistência e onde são eleitos os delegados (representantes) que estarão nas etapas seguintes deste processo de participação e controle social.

11168432_836129409798581_806301083589379076_n

De acordo com a recomendação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), a X Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026 tendo como pressuposto analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

A Pré-Conferência do território 3 em Maceió – área em que residem os colaboradores do Desabafo Elias Lourenço e Renato Queiroz – ocorreu na última quarta-feira (17), na Universidade Federal de Alagoas. Na oportunidade, entrevistamos a Secretária Executiva do Conselho Municipal de Assistência Social da capital, senhora Ana Cristina. Confira:

Desabafo Social: Qual a importância deste encontro?

Ana Cristina: Está sendo um momento muito importante, pois estamos avaliando de forma ampla como anda a política municipal de assistência neste território que contempla os conjuntos Dênisson Menezes, Santos Dumont, Village Campestre, entre outros. Assim podemos somar forças com as comunidades para uma política social mais efetiva.

Desabafo Social: De que forma os desafios encontrados para a efetividade da política de assistência estão sendo enfrentados?

Ana Cristina: Através desses espaços de diálogo é possível um considerável enfrentamento, hoje acontece aqui no Caic Ufal a 6ª Pré-Conferência Municipal de Assistência Social, e todas as propostas aqui formuladas serão encaminhadas para a conferência municipal que acontecerá no mês que vem, dias 22 e 23 de julho .

Os desafios juntos com toda a população, com a secretaria municipal de assistência social e em parceria com as demais secretarias serão enfrentados através das propostas criadas e efetivadas.

Desabafo Social: Infelizmente, parte da sociedade desconhece a diferença dos serviços ofertados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (CREAS). Pode nos explicar um pouco?

Ana Cristina: O Cras atende os usuários dos programas e projetos sociais, por exemplo: os beneficiários do CadÚnico, Bolsa Família, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O trabalho preventivo e inclusivo é voltado para os cidadãos que possuem vínculos familiares, que não sofreram violações de direitos; já o Creas possui um serviço especializado visando atender os usuários do SUAS que tiveram estes mesmos vínculos rompidos, por meio de abandono, maus tratos, negligência, abuso e/ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, violência contra o idoso, contra a mulher, entre outras formas de violência.

Desabafo Social: A conferência é um espaço de bastante discussão e criação de deliberações onde a sociedade civil tem a oportunidade de ouvir e ser ouvida. Fora dela, quais são os outros espaços de participação social?

Ana Cristina: O conselho é um destes espaços, inclusive o Conselho Municipal de Assistência Social de Maceió está sempre aberto ao público para esclarecimentos; temos também os fóruns que são excelentes espaços de diálogo, os grupos de convivência e a própria conferência. 

O Desabafo Social agradece a Ana Cristina pela entrevista. Iremos reencontrá-la em breve, uma vez que nossos colaboradores em Alagoas foram eleitos delegados, e participarão da etapa municipal da conferência que realizar-se-á nos dias 22 e 23 de julho no Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió.

 

Comentários

Comentários

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup