Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Fotógrafa abriu mão de seu emprego fixo e criou uma agência de modelos para pessoas com deficiência

Autoretrato Kica de Castro

Fotógrafa Kica de Castro www.kicadecastro.com.br

 

“Para muitas pessoas com deficiência acaba sendo um desabafo, pois mostrou para sociedade que beleza é um assunto que também precisa ser aceito com essa diversidade estética. No meu ponto de vista, acaba sendo um desabafo social.”  – Kica de Castro 

 

Monique Evelle

A publicitária e fotógrafa Kica de Castro, 38, de Saão Paulo (SP) abriu mão de seu emprego fixo e criou uma agência de modelos para pessoas com deficiência. E deu super certo!  Mais do que inclusão social o trabalho de Kica reflete a autoestima, o amor próprio e a valoriza a diversidade das pessoas com algum tipo de deficiência.

Para a paulistana o resultado do seu trabalho é ter pessoas com e sem deficiência ocupando os mesmos cargos e tendo seus direitos garantidos.  Confira o bate-papo entre Kica de Castro  e o Desabafo Social.

1.  Como surgiu a ideia de fazer uma agência voltada para valorizar os profissionais com alguma deficiência?

R.: Não foi bem uma ideia. Estava no luar certo, escutando as pessoas e fiz disso um negócio. Antes de ser fotógrafa, trabalhei por alguns anos em agências de publicidade. Cansada desse mercado de trabalho, fui fazer o que realmente não seria uma rotina , transformei a paixão em fotografar em profissão. No ano de 2000, deixei as agências de lado e comecei a fotografar eventos sociais e corporativos, coisa que faço até hoje. No ano de 2002, fui trabalhar como chefe do setor de fotografia em um centro de reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência física. Esse foi o grande começo!  As pessoas que ali entravam para ser fotografadas, não ficavam nem um pouco a vontade com essa parte. As fotos eram de corpo inteiro, peças íntimas, em casos mais raros era feito o nu, nas quatro posições globais: frente, costas e a duas laterais, tudo acompanhado com uma placa de identificação com o número do prontuário médico. Nada de arte, o foco ali era a deficiência. Para parte científica, eram imagens de extrema importância, porém, para autoestima, não ajudava em nada. Vendo o sofrimento das pessoas, algo tinha que ser feito. Transformei o setor em um estúdio fotográfico. Antes de fazer cada sessão, a pessoa tinha ao menos 5 minutos de contato com sua vaidade. Deixei no setor um pequeno espelho, pente, estojo de maquiagem, bijuterias, gel e muitas revistas de moda e beleza. No lugar de lágrimas discretas já era possível registrar sorrisos largos. Aos poucos as pessoas voltavam para o setor perguntando se eu fazia books, com finalidade pessoal. Na época, sem estúdio adaptado, dei a ideia de fazer as fotos após horário de expediente, na própria instituição, ao preço de custo. Não usava equipamento digital, então no caixa da instituição o que era cobrado era o valor do filme fotográfico e da revelação. Quando as pessoas recebiam as imagens, vendo que ali não tinha nenhuma manipulação de imagem, por meio da computação gráfica, as pessoas ficavam surpresas com o resultado e de conhecer a própria beleza. Nesse momento que as pessoas começaram a perguntar de oportunidades no mercado de trabalho. Incentivei a buscarem, indiquei algumas agências e antigos clientes, do tempo de publicitária. As respostas sempre negativas.  Vendo que os olhares já estavam com ar de tristeza, fui fazer pesquisa. Todos os resultados positivos estavam na Europa. O concurso de beleza, A mais Bela Cadeirante em Berlim, não era totalmente inclusivo, pois além de deixar de fora outras patologias, também não tinha a inserção de pessoas sem deficiência. O verdadeiro resultado da inclusão é ter no mesmo espaço pessoas com e sem deficiência ocupando os mesmos cargos, tendo as mesmas oportunidades, assim como direitos e deveres. No ano de 2007, deixei meu emprego fixo de lado e apostei em ter uma agência de modelos, segmentada para profissionais com alguma deficiência, o que é considerado como pioneirismo aqui no Brasil.

2. Você teve muitas resistências no início? 

R.: Tive e ainda tenho. Tudo que é novo as pessoas acham estranho. Apoio não tive, nem das pessoas com deficiência que achavam que isso era uma loucura. Abri a agência com 5 modelos, mas hoje  mudamos o quadro para 87 agenciados em território nacional.  A culpa, não é do preconceito. Atualmente as pessoas com deficiência , em grande maioria não conseguem ver que estamos falando de um mercado de trabalho que para ser profissional é preciso estar qualificado, estudar, ter disciplina e fazer as mesmas etapas que os profissionais sem deficiência fazem,  para ser reconhecido como tal. Muitas pessoas querem ser modelos, mas não estão preparados para atuar nesse mercado de trabalho. 

3. Como funciona a seleção desses profissionais para a realização de ensaios fotográficos? É por demanda espontânea ou você que procura essas pessoas?

R.: Graças a Deus, depois de anos de trabalho, muitas pessoas entram em contato com agência querendo fazer parte do nosso elenco. É marcado um dia, no qual a pessoa passa por teste e avaliação do perfil profissional. Em alguns casos, fazemos o caça talentos, para descobrir novos profissionais e oferecer para nossa carteira de clientes.

4. Você cobra para fazer o ensaio fotográfico?

Agenciada Paula Ferrari

R.: Como fotógrafa tenho vários trabalhos no qual eu cobro, pois é a minha profissão e preciso ter um retorno financeiro. Quando a pessoa quer um book pessoal, sendo pessoas com ou sem deficiência, essa é uma prestação de serviço no qual existe um custo. Quando a pessoa com deficiência tem intenções de ser modelo, de fazer parte do nosso casting, não existe custo inicial. As fotos são ferramentas de trabalho e só terão  custos quando conseguirmos o trabalho para nosso agenciado. A agência ganha 20% e os 80% restante são dos modelos.

 5. Um trabalho de inclusão social através da fotografia com certeza já teve vários resultados. Você pode falar alguns?

R.: Muitas pessoas falam em uma nova realidade cultural, mostrar que a questão beleza não é algo padronizado, que a diversidade também tem o seu lado belo, levando as pessoas para diversas exposições fotográficas, sem precisar esconder as deficiências.  Outras pessoas associam com quebra de paradigmas, valorização do ser humano, como ele é não importa o tipo físico. Recebo várias mensagens de pessoas com deficiência relatando que depois que viram o trabalho da agência perderam a vergonha, começaram a ter amor próprio e não ficam mais isoladas em casa. O mercado de consumo esta vendo a existência de 46 milhões de consumidores com algum tipo de deficiência e estão investindo com o surgimento de novas tendências, como  o exemplo de roupas adaptadas, no qual muitos estilistas estão fazendo aposta para esse mercado.

6. Você desenvolve outro trabalho além desse?

Cassio Sgorbissa

Agenciado Cassio Sgorbissa

R.: O trabalho é divido em fotografar, parte de agenciamento dos profissionais com alguma deficiência, colunista da revista Reação, escrever sobre moda e beleza para esse segmento. Também tenho uma coluna na revista digital Tendência Inclusiva, no qual mostro as fotos que são feitas na agência e direção em um programa voltado para assuntos inclusivos da pessoa com deficiência, Viver Eficiente, transmitido pela TV Cidade de Osasco, domingos às 14hs, canal 15 da NET Região Oeste de São Paulo, Canal 8 Cabonnet Osasco e pelo site da emissora: www.tvcidadenet.com.br

7. No seu site tem algumas instituições como Deficiente Sim, Mãe Especial, Movimento Inclusão Já, ONG Essas Mulheres entre outros. Como essas instituições contribuem com o seu trabalho?

R.:Temos parcerias com empresas e instituições. Sabemos que sozinhos não vamos longe e nem damos continuidade em nossos trabalhos. A questão da inclusão da pessoa com deficiência é ampla e envolve vários pontos como educação e direitos. Por isso faço as parcerias, pois cada um está ligado  numa determinada área da conclusão. Não adianta falar de inclusão da pessoa co deficiência  apenas dentro do que eu trabalho, é preciso que todos os pontos sejam aplicados, valorizados e respeitados. O Movimento Inclusão Já, por exemplo, luta pelos direitos da pessoas com deficiência. Um ajudando o outro, todos ganham. Unidos somos melhores.

Advertisement. Scroll to continue reading.

8. Quais dicas você daria para quem quer unir fotografia com alguma ação de inclusão ou responsabilidade social?

R.: Antes de qualquer coisa coloque amor no que vai fazer. Respeite o ser humano com um todo, depois transforme tudo isso em arte, escreva com a luz, faça imagens que passe sua mensagem, de preferência de forma positiva mostrando o que há de melhor em cada pessoa.

9. Você enxerga seu trabalho como um “Desabafo Social”?

R.: Não sou nem pior e nem melhor que muitos colegas de profissão. Procuro fazer o meu melhor sempre. O trabalho da agência é uma forma de mostrar para sociedade que tudo é possível quando se tem determinação e boa vontade para fazer algo novo. Não precisa de muito investimento, porém é preciso ter muita paciência, nada acontece de um dia para outro. Para muitas pessoas com deficiência acaba sendo um desabafo, pois mostrou para sociedade que beleza é um assunto que também precisa  ser aceito  com  essa diversidade estética. No meu ponto de vista, acaba sendo um desabafo social. No começo fui chamada de louca por muita gente e os mesmos hoje estão me chamando de inovadora. Sei a volta por cima e provei que o projeto valeu a pena em todos os pontos, incluindo deixar um trabalho fixo, para montar uma agência com possibilidade rendimentos para todos os envolvidos. Muitas coisas ainda precisam ser feitas, o primeiro passo já foi dado, nossa caminhada é longa e temos disposição para continuar. Sempre estamos de portas abertas, para críticas, sugestões e elogios. Quanto mais pessoas estiverem envolvidas, melhores serão os resultados.

41 Comments

41 Comments

  1. buy viagra professional online

    22 de agosto de 2020 at 01:37

    Youre so cool! I don’t suppose Ive check out anything such as this prior to. So great to find someone with some original thoughts on this subject. realy thanks for starting this up. this web site is something that is needed online, someone with a little creativity. useful task for bringing something brand-new to the net!

  2. 10mg viagra

    22 de agosto de 2020 at 12:08

    Place on with this write-up, I absolutely assume this web site requires a lot more consideration. I?ll probably be once more to check out a lot more, many thanks for that information.

  3. cannavest cbd oil reviews

    27 de agosto de 2020 at 03:10

    I discovered your blog website on google and also examine a few of your early messages. Remain to maintain the very good run. I simply added up your RSS feed to my MSN Information Visitor. Looking for ahead to finding out more from you in the future!?

  4. cbd oil lima ohio

    28 de agosto de 2020 at 17:30

    This is the right blog for anybody that wants to find out about this topic. You realize a lot its almost difficult to say with you (not that I in fact would want?HaHa). You most definitely put a new spin on a topic thats been covered for many years. Excellent things, simply excellent!

  5. discover here

    30 de agosto de 2020 at 13:48

    This is the ideal blog for any individual that wishes to find out about this subject. You realize so much its practically tough to say with you (not that I actually would want?HaHa). You most definitely put a new spin on a topic thats been covered for several years. Excellent stuff, just fantastic!

  6. Karma Nichter

    3 de setembro de 2020 at 23:32

    When I originally commented I clicked the -Alert me when new remarks are added- checkbox as well as now each time a comment is added I obtain 4 e-mails with the very same remark. Is there any way you can remove me from that solution? Thanks!

  7. cbd oil

    5 de setembro de 2020 at 15:56

    cbd oil

  8. daily cialis for bph

    9 de setembro de 2020 at 10:39

    When I initially commented I clicked the -Inform me when brand-new remarks are included- checkbox and now each time a remark is added I obtain 4 e-mails with the exact same remark. Exists any way you can eliminate me from that solution? Many thanks!

  9. sildenafil generic reviews

    11 de setembro de 2020 at 00:35

    There is significantly a bundle to learn about this. I assume you made certain nice factors in features also.

  10. lerk jet sildenafil 50 mg

    14 de setembro de 2020 at 02:24

    There are some intriguing moments in this short article however I don?t understand if I see every one of them center to heart. There is some credibility yet I will hold opinion until I check out it better. Good post, thanks and we desire a lot more! Added to FeedBurner as well

  11. You made some good points there. I looked on the web for the concern as well as discovered most individuals will support with your website.

  12. sildenafil pfizer

    16 de setembro de 2020 at 13:59

    Would certainly you be fascinated in exchanging web links?

  13. kamagra 100mg oral jelly sildenafil

    17 de setembro de 2020 at 07:29

    I uncovered your blog site on google and also inspect a few of your early messages. Continue to maintain the excellent operate. I just added up your RSS feed to my MSN Information Viewers. Seeking ahead to finding out more from you in the future!?

  14. I?d need to consult you below. Which is not something I typically do! I appreciate reviewing a blog post that will certainly make individuals assume. Likewise, thanks for permitting me to comment!

  15. hemp plants high in cbd for sale

    21 de setembro de 2020 at 08:58

    There are absolutely a lot of information like that to take into consideration. That is an excellent indicate raise. I offer the ideas over as general motivation however plainly there are concerns like the one you bring up where the most essential point will be operating in truthful good faith. I don?t understand if ideal techniques have arised around points like that, but I make certain that your work is clearly determined as a fair game. Both young boys and girls really feel the influence of just a moment?s enjoyment, for the remainder of their lives.

  16. Lavonne Nickl

    29 de setembro de 2020 at 09:43

    I was very delighted to find this web-site. I wished to thanks for your time for this terrific read!! I certainly taking pleasure in every little bit of it and I have you bookmarked to have a look at brand-new things you blog post.

  17. raw cbd hemp for sale

    30 de setembro de 2020 at 16:14

    Your location is valueble for me. Many thanks !?

  18. cbd oil for older dogs

    16 de outubro de 2020 at 09:24

    Spot on with this article, I truly believe this web site requires much more factor to consider. I?ll probably be once again to review a lot more, many thanks for that information.

  19. cbd oil for pain relief

    17 de outubro de 2020 at 03:11

    I uncovered your blog website on google and also examine a few of your early articles. Remain to keep up the excellent run. I just added up your RSS feed to my MSN News Visitor. Seeking onward to reading more from you later!?

  20. Alfredo Zafar

    27 de outubro de 2020 at 20:02

    A fascinating discussion is worth remark. I believe that you should write much more on this subject, it could not be a forbidden topic yet normally individuals are inadequate to talk on such topics. To the following. Cheers

  21. Elsy Donahoo

    27 de outubro de 2020 at 23:17

    I discovered your blog site on google as well as examine a few of your early articles. Remain to maintain the great run. I just added up your RSS feed to my MSN News Reader. Looking for ahead to learning more from you in the future!?

  22. cbd oil shops saginaw texas

    9 de novembro de 2020 at 04:38

    It?s tough to find experienced individuals on this topic, however you seem like you recognize what you?re discussing! Thanks

  23. canadian online pharmacy

    13 de novembro de 2020 at 06:52

    canadian online pharmacies reviews

  24. canadian online pharmacy

    10 de dezembro de 2020 at 20:03

    An excellent share, I just given this onto a colleague that was doing a little analysis on this. And also he actually purchased me breakfast since I located it for him. smile. So let me rephrase that: Thnx for the treat! But yeah Thnkx for investing the time to discuss this, I really feel strongly regarding it as well as like reading more on this subject. If possible, as you become know-how, would certainly you mind updating your blog with more information? It is very helpful for me. Big thumb up for this post!

  25. how to buy viagra without seeing a doctor

    15 de dezembro de 2020 at 07:29

    Hello! I just would love to provide a huge thumbs up for the fantastic information you have below on this post. I will be coming back to your blog for even more soon.

  26. how to ask your doctor for viagra

    16 de dezembro de 2020 at 19:56

    I uncovered your blog site on google as well as inspect a few of your very early posts. Remain to maintain the very good run. I just extra up your RSS feed to my MSN Information Visitor. Looking for onward to reading more from you later on!?

  27. what does cbd oil do

    17 de dezembro de 2020 at 21:24

    There is noticeably a bundle to know about this. I presume you ensured nice points in features likewise.

  28. potenzmittel cialis

    19 de dezembro de 2020 at 04:03

    very wonderful blog post, i certainly enjoy this website, continue it

  29. cialis 5mg bestellen

    20 de dezembro de 2020 at 07:12

    Would you be intrigued in exchanging web links?

  30. best prices on cialis

    21 de dezembro de 2020 at 00:53

    very nice message, i certainly love this web site, go on it

  31. how much prednisone is safe to take

    22 de dezembro de 2020 at 13:54

    A fascinating discussion deserves remark. I believe that you ought to compose a lot more on this topic, it might not be a forbidden subject but normally people are not nearly enough to speak on such subjects. To the next. Thanks

  32. tadalafil para que se utiliza

    23 de dezembro de 2020 at 03:57

    Youre so trendy! I do not intend Ive read anything such as this before. So good to discover someone with some original ideas on this subject. realy thanks for beginning this up. this web site is something that is needed on the internet, somebody with a little creativity. beneficial work for bringing something brand-new to the net!

  33. does viagra delay ejaculation

    24 de dezembro de 2020 at 09:48

    When I initially commented I clicked the -Inform me when brand-new comments are added- checkbox as well as now each time a comment is added I get four emails with the exact same comment. Exists any way you can remove me from that service? Thanks!

  34. what happens if a girl takes a viagra

    25 de dezembro de 2020 at 02:55

    Good article. I discover something a lot more tough on various blog sites daily. It will always be boosting to check out content from other authors and practice a something from their store. I?d prefer to use some with the material on my blog site whether you don?t mind. Natually I?ll give you a link on your web blog. Many thanks for sharing.

  35. cheap viagra no perscription

    26 de dezembro de 2020 at 11:55

    An impressive share, I simply provided this onto a coworker that was doing a little evaluation on this. As well as he actually purchased me morning meal because I located it for him. smile. So let me rephrase that: Thnx for the reward! But yeah Thnkx for spending the time to review this, I really feel strongly concerning it and also like learning more on this subject. When possible, as you end up being competence, would certainly you mind upgrading your blog with even more details? It is highly valuable for me. Huge thumb up for this blog post!

  36. Oh my goodness! an impressive article man. Thank you Nonetheless I am experiencing concern with ur rss. Don?t know why Incapable to subscribe to it. Is there any individual getting similar rss issue? Any individual who knows kindly respond. Thnkx

  37. where can i purchase sildenafil

    29 de dezembro de 2020 at 03:50

    It?s difficult to discover experienced people on this topic, but you sound like you recognize what you?re speaking about! Thanks

  38. sildenafil 150 mg tablets

    31 de dezembro de 2020 at 06:16

    There are certainly a great deal of details like that to take into consideration. That is a fantastic point to raise. I offer the thoughts over as general inspiration but plainly there are inquiries like the one you bring up where one of the most vital point will certainly be operating in sincere good faith. I don?t recognize if finest practices have actually emerged around points like that, however I make certain that your job is plainly identified as a level playing field. Both young boys and girls really feel the influence of just a moment?s enjoyment, for the remainder of their lives.

  39. superbeets

    16 de janeiro de 2021 at 21:27

    What a data of un-ambiguity and preserveness of precious know-how regarding unexpected feelings.|

  40. tinder dating

    25 de janeiro de 2021 at 00:01

    tinder login, tider https://tinderdatingsiteus.com/

  41. tantric massages in london

    22 de março de 2021 at 01:45

    Im thankful for the blog.Really looking forward to read more. Will read on…

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement