Livros Infantis que Ensinam a Importância dos Direitos Humanos

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Filament.io 0 Flares ×

1. Malala – A Menina que Queria ir para a Escola

Narra a história de Malala Yousafzai, uma adolescente paquistanesa de catorze anos, baleada por membros do Talibã por defender a educação feminina.

Adriana Carranca
(Companhia das Letrinhas)

2. A Esperança é uma Menina que Vende Frutas

Fala sobre as dificuldades de uma infância pobre, a vida das mulheres na Índia, a luta pela liberdade em uma sociedade patriarcal, entre outros assuntos.

Amrita Das
(Companhia das Letrinhas)

3. O que é a Liberdade?

Um livro que apresenta diálogos entre um passarinho e outros personagens como um lápis, um camaleão, um espelho, um mágico, por exemplo. As repostas acerca do que é a liberdade nos leva a perceber que essa sensção pode ser diferente para cada um de nós.

Renata Bueno
(Companhia das Letrinhas)

4. Flicts

Conta a história de um mundo feito de cores, mas nenhuma delas é Flicts. Ficts é uma cor rara, frágil e triste, que procurou em vão por um amigo.
Sentindo-se abandonada, Flicts olhou para longe, para o alto e subiu, tendo que sumir para finalmente encontrar-se.

Ziraldo
(Melhoramentos)

5. Acompanhando meu Pincel

Através do livro, passamos a conhecer a história de como a autora se tornou uma artista. Nascida de uma família pobre, de tradição pescadora, começou a trabalhar ainda na infância, ajudando a mãe na plantação de arroz, cuidando dos irmãos mais novos em casa, fazendo trabalhos domésticos para vizinhos. Porém, o que a fascinava era parar no caminho e observar outras crianças a brincar.

Dulari Devi
(Martins Fontes)

6. A Diaba e sua Filha

Um conto de mistério, uma alegoria sobre nossos medos e preconceitos. Bem e mal, homens e demônios e relacionamento interpessoal a nos desafiar a buscar a humaninade dentro de nós mesmos.

Marie Ndiaye
(Cosac Naify)

7. A Bela Adormecida

Quando Belinha nasceu, seus pais ofereceram uma festa, deixando de fora a bruxa, que mesmo assim compareceu ofertando como presente uma maldição. Tal presente era que, ao completar catorze anos, Belinha seria picada no dedo, causando um adormecimento por um século, não apenas da meninas, mas também de todos ao seu redor. Durante catorze anos, os pais de Bela evitaram que ela se aproximasse de objetos pontiagudos ou cortantes.

Frances Minters
(Companhia das Letrinhas)

8. A História de Júlia – E sua Sombra de Menino

Júlia sofria crítica dos pais que a acusavam de parecer um menino, tanto no comportamento quanto no jeito de se vestir. Numa manhã, Júlia percebe que sua sombra toma forma de um garoto que repete todos os seus gestos. Júlia se entristece e passa a se questionar sobre sua própria identidade.

Christian Bruel, Anne Galland e Anne Bozellec
(Editora Scipione)

9. É Tudo Família!

Davi tem um três-quartos-de-pai que ele adora. Carla e Maurício têm duas mães e dois pais. Carolina está muito triste e não quer ter outra mãe. Paula ganha duas festas por ano: a de aniversário e a de dia da chegada. O pai de Maurício chama-o de pituquinho. Lucinha tem a voz igualzinha à da mãe. Porém, todos têm algo em comum: pertencem a uma família, e toda família é única!

Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl
(L&PM Editores)

10. O Nascimento de Celestine

Narra como Ernest, um Urso solitário e de bom coração, encontrou a ratinha Celestine e se tornaram companheiros inseparáveis.

Gabrielle Vincent
(Editora 34)

11. O Mundo no Black Power de Tay’o

A história de uma menina negra que tem orgulho do cabelo com penteado black power, enfeitando-o de diversar formas, cheia de autoestima, sendo capaz de enfrentar adversidades em relação ao seu cabelo.
Uma metáfora para a riqueza cultural de um povo.

Kiusam de Oliveira
(Peirópolis)

12. Um Outro País para Azzi

Narra sobre uma família do Oriente Médio obrigada a fugir da guerra, que alterou toda a sua rotina.

Sarah Garland
(O Pulo do Gato)

13. Crianças como Você

Crianças falam e escrevem sobre sua vida e seu jeito de ser. O livro “viaja” por várias culturas, mostrando o cotidiano das crianças em vários países.

Barnabas e Anabel Kindersley
(Editora Ática)

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Faça parte da nossa rede!

Fique por dentro que tudo que fazemos nos seguindo nas redes sociais!

   

Powered by WordPress Popup