Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Nova geração de autores nigerianos narra conflitos do país e visão distorcida do Ocidente sobre a África

Escritores como Teju Cole, Chimamanda Ngozi Adichie e Rotimi Babatunde ganham espaço no cenário internacional

POR GUILHERME FREITAS, ENVIADO ESPECIAL, do O Globo 
LAGOS (NIGÉRIA) – Localizado no centro de Lagos, na sede restaurada de uma prisão colonial, o Freedom Park é um refúgio verde no coração da maior megalópole africana, onde vivem mais de 20 milhões de pessoas. Num fim de semana de novembro, o parque abrigou a 16ª edição do Lagos Book & Arts Festival (Labaf), que homenageou os 80 anos do dramaturgo Wole Soyinka, ganhador do Nobel em 1986. Com um bom público circulando pelos antigos corredores da cadeia e por tendas nos jardins, o festival teve debates sobre a nova cena literária nigeriana e o crescente mercado para livros digitais na África, shows, peças, exposições e até um molue — como são conhecidos os precários ônibus amarelos que colorem os engarrafamentos da cidade — transformado em museu e biblioteca itinerante.

A variedade do Labaf é uma amostra do bom momento da literatura nigeriana, que contrasta com o índice de analfabetismo de quase 40% e os obstáculos para a liberdade de expressão no país. Embora ela seja mais conhecida no mundo por seus dois maiores expoentes, Wole Soyinka e Chinua Achebe (morto em 2013), há uma nova geração de escritores, radicados na Nigéria ou no exterior, que começa a ser mais conhecida. Alguns já são familiares para o leitor brasileiro, como Teju Cole e Chimamanda Ngozi Adichie, que têm livros traduzidos em português e estiveram na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Outros, como Helon Habila e Sefi Atta, permanecem inéditos no Brasil, mas colecionam prêmios e traduções.

Um dos convidados do Labaf, o dramaturgo e ficcionista Rotimi Babatunde participou de uma mesa sobre a literatura nigeriana contemporânea. Ganhador em 2012 do Caine Prize, principal prêmio literário do continente, ele foi um dos 39 escritores africanos com menos de 39 anos selecionados para a antologia “Africa39”, publicada em 2014 por iniciativa do Hay Festival britânico. No evento em Lagos, Babatunde enumerou alguns dos diversos temas da nova geração de escritores, como o retorno dos imigrantes nigerianos radicados nos Estados Unidos e na Europa, a expansão da classe média no país e a ameaça do Boko Haram.

— As gerações anteriores tinham temas comuns como o colonialismo e a ditadura. Também compartilhavam ideologias, como pan-africanismo e marxismo, que defendiam ou combatiam. As novas gerações não têm tantos elementos unificadores, o que leva a uma proliferação de estilos e temas — diz Babatunde, que vive em Ibadan, cidade universitária de 4 milhões de habitantes e um dos centros literários do país.

O escritor Rotimi Babatunde - Divulgação

Um dos temas de Babatunde, inédito no Brasil, é a história de choques entre a Nigéria e o Ocidente. O conto “A República de Bombay”, pelo qual ganhou o Caine Prize, é protagonizado por um sargento nigeriano que, depois de combater na Segunda Guerra Mundial pelo Império Britânico, volta a seu país e declara a própria casa um Estado independente. Em “O tigre dos manguezais”, incluído em “Africa39”, um chefe tribal desperta um misto de fascínio e ódio em mercadores europeus no fim do século XIX.

— Meu objetivo quando escrevo não é desfazer equívocos sobre a África. Isso seria pouco. Quero criar meditações ficcionais sobre a experiência humana. E me esforço para tornar todo personagem, não importa sua raça, o mais interessante e complexo possível. Nesse processo, os equívocos são expostos como os preconceitos intolerantes e patéticos que são — diz Babatunde.

Nascido nos EUA de pais nigerianos, criado em Lagos e hoje radicado em Nova York, Teju Cole escreveu sobre a visão ocidental da África no ensaio “O Complexo Industrial do Salvador Branco”. O texto de 2012 criticava a campanha viral de uma ONG americana pela prisão do líder guerrilheiro Joseph Kony, responsável por massacres em Uganda. Cole a acusava de simplificar o problema e apelar para o mito de que a África precisa ser “salva” pelo Ocidente, ignorando o papel da política externa americana no conflito e o esforço dos próprios ugandenses para lidar com Kony.

O ensaio foi lembrado em 2014 depois que a campanha pela libertação das centenas de meninas sequestradas pelo Boko Haram, criada na Nigéria com a hashtag #BringBackOurGirls, ganhou adesão de políticos e celebridades de todo o mundo. Em maio, Cole escreveu no Twitter (@tejucole): “Lembrem-se: #TragamNossasGarotasDeVolta, um momento vital para a democracia nigeriana, não é o mesmo que #TragamNossasGarotasDeVolta, uma onda de sentimentalismo global”.

— Se por um lado há ideias sintomáticas como “Esses africanos não têm salvação” ou “Esses nigerianos são todos uns criminosos”, a questão mais fundamental é que uma pessoa branca na Europa ou nos EUA no fundo não considera o nigeriano como um igual. Há brancos que nunca diriam algo racista, mas ainda assim não veem o negro como um igual — diz Cole, por e-mail. — Quero que meus leitores levem a sério a questão da igualdade. Talvez um escritor não possa fazer muito para mudar a sociedade, mas pode fazer um pouco, e esse pouco já faz diferença.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Colaborador de veículos como “New Yorker” e “Granta”, Cole, de 39 anos, reflete sobre o trânsito entre culturas no romance “Cidade aberta”, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. O livro acompanha as reflexões de um médico de origem nigeriana em suas longas caminhadas por Nova York. A novela “Todo dia é do ladrão”, que a mesma editora lançará em 2016, acompanha o retorno de um imigrante nigeriano a Lagos. Atualmente, Cole trabalha em um livro de não ficção sobre a megalópole, baseado em entrevistas, pesquisa histórica e memórias pessoais.

— Como as grandes cidades brasileiras, Lagos é um lugar que abriga todo tipo imaginável de energia humana. É um lugar filosófico, sedutor, improvisado, um lugar de amor, medo, dinheiro, perigo e frustração. O que a torna uma cidade única é que, mesmo tendo uma população de quase 21 milhões de pessoas, o mundo não sabe quase nada sobre ela — diz Cole.

A escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie - Divulgação

A cidade é também o foco do projeto mais recente da escritora Chimamanda Ngozi Adichie, de 37 anos, outra selecionada na antologia “Africa39”. Criado em 2014, o blog “As pequenas redenções de Lagos” (http://americanahblog.com) é uma espécie de continuação do romance “Americanah”, que ganhou o prêmio da Associação Nacional de Críticos dos EUA e foi publicado no Brasil ano passado pela Companhia das Letras.

A protagonista do livro, Ifemelu, é uma estudante nigeriana nos EUA que cria um blog sobre as tensões raciais no país. No novo blog, Chimamanda imagina o que Ifemelu escreveria sobre a Nigéria ao retornar depois de mais de uma década no exterior. Há comentários sobre o dia a dia na cidade, o combate ao Ebola em meados de 2014 e, claro, o Boko Haram.

— A Nigéria sempre teve tensões religiosas. No Sul, de maioria cristã, muita gente acha que todo mundo no Norte apoia o Boko Haram. Mas precisamos lembrar sempre que a maioria das vítimas de atentados é muçulmana — disse Chimamanda, que vive entre Baltimore (EUA) e Lagos, em entrevista por telefone em setembro, na época do lançamento de “Americanah” no Brasil.

Nascida em Enugu, no Sudeste do país, habitado pelo povo ibo, de maioria cristã, Chimamanda retratou as divisões étnicas e religiosas da Nigéria em “Meio sol amarelo” (Companhia das Letras, 2006). O romance é ambientado nos anos 1960, durante a guerra civil que causou a morte de centenas de milhares de nigerianos, a maioria deles ibo. Ela critica o presidente Goodluck Jonathan por não agir para evitar um novo conflito de grandes proporções.

— A Nigéria é um gigante na África, podemos lidar com isso. Mas o Exército nigeriano não está preparado para enfrentar o Boko Haram. E o governo não é honesto sobre isso, não demonstra capacidade de liderança. Vai ser uma luta muito longa.

Fonte:  Geledes 

Advertisement. Scroll to continue reading.
29 Comments

29 Comments

  1. loans

    7 de janeiro de 2021 at 00:20

    I happen to be writing to make you understand what a useful experience our princess went through visiting yuor web blog. She realized too many things, with the inclusion of what it is like to possess an incredible teaching style to make the others without hassle thoroughly grasp various very confusing topics. You undoubtedly surpassed visitors’ expected results. Thanks for showing those warm and friendly, trustworthy, revealing not to mention unique tips on your topic to Tanya.

  2. seroquel quetiapine

    9 de janeiro de 2021 at 15:40

    I am also writing to make you know what a incredible encounter my friend’s girl gained reading through your web page. She learned plenty of pieces, which include what it’s like to possess an amazing helping mood to let other folks smoothly know just exactly several multifaceted subject matter. You truly exceeded our own expectations. Thank you for offering these necessary, safe, explanatory and even fun tips about this topic to Julie.

  3. superbeets

    16 de janeiro de 2021 at 16:14

    This excellent website truly has all of the information and facts I needed about this subject and didn’t know who to ask. |

  4. Jovita

    22 de janeiro de 2021 at 02:40

    Great article! This is the type of information that should be shared around the web.
    Disgrace on the search engines for not positioning this submit upper!

    Come on over and seek advice from my website . Thank you =)

  5. Natalie

    22 de janeiro de 2021 at 12:26

    What a stuff of un-ambiguity and preserveness of precious experience concerning unexpected feelings.

  6. Samara

    22 de janeiro de 2021 at 17:30

    This paragraph will help the internet viewers for setting up new weblog
    or even a weblog from start to end.

  7. Tinder dating site

    23 de janeiro de 2021 at 13:14

    tinder login, how to use tinder https://tinderdatingsiteus.com/

  8. Millie

    23 de janeiro de 2021 at 22:44

    In fact when someone doesn’t understand after
    that its up to other viewers that they will assist, so here it takes
    place.

  9. Roseanna

    24 de janeiro de 2021 at 01:14

    Hey there! Quick question that’s entirely off topic. Do you know
    how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone.
    I’m trying to find a theme or plugin that might be
    able to fix this problem. If you have any suggestions, please share.
    Thank you!

  10. Gavin

    24 de janeiro de 2021 at 01:24

    Hey there! I’m at work browsing your blog from my new iphone!
    Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts!

    Keep up the excellent work!

  11. Elvira

    24 de janeiro de 2021 at 12:55

    Hi there, I enjoy reading through your post.
    I wanted to write a little comment to support you.

  12. cheap flights

    1 de fevereiro de 2021 at 14:16

    Everyone loves it when individuals come together and share ideas.
    Great website, keep it up!

  13. tinyurl.com

    2 de fevereiro de 2021 at 17:15

    Everything composed made a lot of sense. But, think about
    this, suppose you added a little information? I am not suggesting your information is not good, however suppose you
    added a title that grabbed a person’s attention? I
    mean Nova geração de autores nigerianos narra conflitos do país e visão distorcida do Ocidente
    sobre a África – Desabafo Social is a little vanilla.
    You should glance at Yahoo’s front page and see how
    they create news titles to get people interested. You might add a related video or a pic or two to grab
    readers interested about what you’ve got to say. Just my opinion, it might bring your
    blog a little bit more interesting.

  14. cheap flights

    2 de fevereiro de 2021 at 18:29

    If you are going for most excellent contents like I do, just pay a visit this
    site everyday as it gives quality contents, thanks

  15. tinyurl.com

    12 de fevereiro de 2021 at 02:02

    This post is genuinely a pleasant one it assists new the web visitors, who are wishing for blogging.

  16. best psoriasis treatment

    22 de fevereiro de 2021 at 07:40

    Today, with the fast way of life that everyone leads, credit cards have a huge demand in the economy. Persons from every area are using the credit card and people who are not using the card have arranged to apply for 1. Thanks for discussing your ideas on credit cards. https://psoriasismedi.com best psoriasis treatment

  17. amoxicillin / clavulanate

    11 de março de 2021 at 06:00

    amoxicillin and strep amoxil 400 mg difference between amoxicillin and ampicillin what to take with amoxicillin

  18. lasix davis pdf

    11 de março de 2021 at 16:32

    furosemide for cats lasix coupon what is lasix in horse racing how to take lasix 40 mg

  19. azithromycin covid 19

    12 de março de 2021 at 02:51

    azithromycin and doxycycline azithromycin 500 mg over the counter is zithromax good for tooth infection how to get prescribed azithromycin

  20. ivermectin for demodex

    12 de março de 2021 at 19:46

    ivermectin for people buy ivermectin stromectol can you give ivermectin to dogs how often does my dog need ivermectin

  21. generic for albuterol

    13 de março de 2021 at 06:12

    ventolin buy ventolin tabs albuterol sulfate inhaler over the counter how to take ventolin

  22. j.mp

    15 de março de 2021 at 04:11

    Thank you for any other wonderful post. Where else could anybody get that type of info in such an ideal method
    of writing? I have a presentation next week, and I am at the look
    for such information. games ps4 185413490784
    games ps4

  23. j.mp

    16 de março de 2021 at 01:47

    I could not resist commenting. Very well written! games ps4 185413490784
    games ps4

  24. j.mp

    18 de março de 2021 at 11:36

    I like the helpful info you provide in your articles.

    I’ll bookmark your weblog and check again here regularly.

    I am quite sure I will learn many new stuff right here!
    Good luck for the next!

  25. tinyurl.com

    19 de março de 2021 at 02:27

    Everyone loves what you guys are up too. This type of clever work and exposure!

    Keep up the good works guys I’ve incorporated you guys to
    blogroll.

  26. tinyurl.com

    19 de março de 2021 at 10:00

    Excellent post. I used to be checking continuously this blog and I am impressed!
    Extremely helpful information specifically the last section :
    ) I handle such info a lot. I used to be seeking this particular info for a long
    time. Thanks and best of luck.

  27. web hosting

    21 de março de 2021 at 21:23

    It’s very easy to find out any matter on net as compared to books, as I found this piece of writing at this
    website.

  28. web hosting

    22 de março de 2021 at 07:32

    Good post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon everyday.

    It’s always useful to read content from other writers and practice a little something from other web sites.

  29. sensual massage london

    22 de março de 2021 at 12:12

    Enjoyed every bit of your article.Thanks Again. Awesome.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Advertisement