Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

A síndrome da reclamação e a oportunidade estagnada

Por Monique Evelle

Eventos de graça ou quase de graça e mesmo assim as pessoas não vão. O que falta para os empreendedores participarem das ações que estão surgindo?

Não tenho lugar para fazer minhas atividades. Então você consegue e a pessoa não vai.
Queria fazer tal curso, mas é caro. Então você consegue bolsa 50% a 100% e a pessoa não vai.
É muito longe o evento, se fosse perto iria. Então você faz no bairro e a pessoa não vai.
Não vou porque não vai ninguém interessante. Então você chama um convidado que a pessoa adoraria estar perto trocando figurinhas e a pessoa não vai.

O que acontece para que as pessoas só reclamem das ausências e ignorem as oportunidades?

Não gosto de justificar nada dizendo que é algo cultural. Até porque cultura é convenção, criação humana que pode ser alterada. Mas terei que apelar pra isso e dizer que pode ser cultural.

Os movimentos sociais, por exemplo, são pautados na reclamação. Primeiro identificam o problema e vão  reclamar, gritar e exigir soluções. Poucos são aqueles que identificam o problema, pensam numa possível solução e compartilham com os demais. Talvez a síndrome da reclamação venha daí. Isso não significa que reclamar seja uma coisa ruim, mas não é o suficiente e talvez nem justo, quando se têm iniciativas e soluções surgindo, mesmo que de forma descentralizada.

Os eventos que o Desabafo Social e eu têm feito, o público comparece. Que bom! Mas mesmo comparecendo uma única pessoa, temos que fazer com aquela pessoa.
Terei que citar Projota, porque a música dele faz sentido agora.

Rimei pra 30 mil emocionadão, rimei pra meia dúzia a mesma emoção

E parafraseando o poeta Sérgio Vaz, não é preciso cultivar multidões.

Em um outro texto falei sobre os coworkings.  Fazendo uma pesquisa rápida no meu Facebook a maioria das pessoas afirmaram que utilizariam coworking para realizar trabalho diário, fazer networking, participar de cursos e treinamento e fazer reuniões. Então, por que as pessoas não estão no coworking, já que os preços são acessíveis ou de graça? (Entre R$ 0 e R$ 100).

Falamos das ausências de ferramentas, de oportunidades, de visibilidade e afins. Você pode não querer ir, criar justificativas para não comparecer, mas não pode negar que existe um grande movimento de pessoas compartilhando ferramentas, criando oportunidades e dando visibilidade.

Advertisement. Scroll to continue reading.

Em nosso imaginário e na realidade social as ausências são maiores que a abundâncias, ainda mais quando há o recorte racial, de gênero e de classe. Mas quando a abundância chega, não deixem as síndromes da reclamação fechar seus olhos para isso.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement