Connect with us

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Democratizar e Fortalecer

 

Entre os dias 14 a 21 de outubro vai rolar a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, com debates, audiências, atos e atividades culturais. Mas afinal, o que é e qual a importância da Democratização da Comunicação?

Foto: Mídia Ninja

As discussões em torno da questão da democratização da mídia ganharam ainda mais força e visibilidade desde 2013, com as manifestações de junho que ocorreram por todo Brasil. Enquanto as grandes emissoras de TV minimizavam o tamanho do movimento e caracterizava seus manifestantes como violentos, focando na atuação dos Black Blocs (do inglês black, preto; bloc, agrupamento de pessoas para uma ação conjunta ou propósito comum), nas redes sociais surgiam vídeos que mostravam a atuação policial violenta e o tamanho real das manifestações. Manifestantes  postavam as condições dos protestos, a pacificidade e as bandeiras levantas durante os atos.

Movida por interesses políticos e econômicos, a monopolização da comunicação brasileira é o grande obstáculo para o marco regulatório da mídia nacional. Basicamente 8 famílias controlam imprensa no Brasil, são elas:

Abravanel (SBT); Civita (Abril); Frias (Folha); Levy (Gazeta); Marinho (Globo); Mesquita (O Estado de S. Paulo); Nascimento Brito (Jornal do Brasil); Saad (Band).

Um exemplo do tamanho do poder destas empresas de comunicação é imaginar que a Rede Globo possui 5 emissoras próprias e 117 afiliadas, possui 10,4% das ações da TV a cabo NET e 7% da SKY. Além disso é dona da Rádio Globo ,BH FM,Globo FM ,CBN , rádio Canal Brasil e cerca de 80 afiliadas em todo território nacional.Também controla jornais de grande circulação como “O Globo” , “Extra” e “Expresso”. Época, Galileu, Auto Esporte, Casa e Jardim, Casa e Comida, Crescer, Globo Rural, Marie Claire, Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Quem e Monet são algumas das revistas que pertencem as organizações Globo, sem contar as centenas de sites e blogs que aumentam esses números.

É preciso esclarecer a importância do marco regulatório para a comunicação brasileira e para os brasileiros, sendo seu principal objetivo regular o sistema da mídia, não o conteúdo. Esta regulação não limita a liberdade de expressão, como é criminalizada pela grande mídia, pelo contrario, a busca é na verdade ampliar esta liberdade e da imprensa, priorizando a pluralidade de informações, e assim dar voz as inúmeras opiniões existentes na sociedade e assegurar a segurança da produção e disseminação das informações.

O Desabafo Social é um dos milhares de exemplos de mídia alternativa ou mídia livre, que não está velada à questões econômicas, e busca por meio da internet expor fatos e suas versões de diferentes ângulos, dando vez aos movimentos sociais. A permanência destes sites e blogs no ar se deu principalmente com a aprovação do Marco Civil da Internet aprovado em 25 de março de 2014, que regulamenta o uso deste meio no Brasil através de garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, reforçando a idéia da necessidade da ampliação desta regulamentação para os demais meios de comunicação.

Com o cenário atual de crise política e econômica, esculpida ainda por parte das grandes organizações de comunicação, a democratização midiática torna-se essencial e urgente. O surgimento assustador de movimentos antidemocráticos junto à promoção e disseminação dessas ideias por parte da mídia , demonstra a necessidade da luta pelo direito à comunicação. Tornar essa pauta protagonista, discutir e refletir sobre esse assunto, não silenciar diante da opressão dos monopólios é extremamente necessário.

Não se trata apenas de aumentar o numero de informações, é muito mais que isso, é a esperança  e fortalecimento de tornar os meios de comunicação uma ferramenta de mudança social real e  buscar um Brasil mais justo. Parafraseando Antonio Lobo Antunes: “A informação é uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que se informa nunca será um povo escravo.”

Pra mais informações sobre esta semana  o  Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação disponibiliza o calendário do evento na página.

Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Dá uma olhadinha aqui também

#FicaDica

Imagem / Site Centro da Terra O Xepa Festival acontece amanhã, dia 03 de maio às 16h. Um festival de sustentabilidade, tecnologia, cultura e...

Sem categoria

Com o intuito de fortalecer o debate sobre alguns temas que constituem verdadeiros dilemas para professorxs, mães e pais diante das discriminações sofridas por...

Sem categoria

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Morbi sagittis, sem quis lacinia faucibus, orci ipsum gravida tortor, vel interdum mi sapien ut justo....

Sem categoria

A mulher de flores na cabeça, bordado colorido e testa proeminente. Ela encontrou na arte o melhor caminho para uma mente cansada e um...

Advertisement